



DEFINIÇÃO LSF
LIGHT STEEL FRAMING é uma designação utilizada internacionalmente para descrever um sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural.
Não é aplicado tijolo ou cimento na sua estrutura, sendo estes elementos utilizados apenas nas fundações ou caves. Na sequência das suas diversas vantagens, verifica-se a aplicação deste sistema em países como os E.U.A., Canadá, Austrália, América do Sul, África do Sul, Japão, e muitos países europeus. Outras nomenclaturas atribuídas a este sistema são estruturas em aço leve, construção LSF ou construção com aço galvanizado.
Devido à sua versatilidade arquitetónica, é utilizado em vários tipos de edificações como casas, moradias, prédios, fachadas, escolas, hospitais, lojas, coberturas, entre outros.
Visto que o LSF é um sistema construtivo cuja engenharia é calculada recorrendo a Normas Portuguesas ou Normas Europeias adotadas em Portugal, considera-se automaticamente abrangido pela homologação do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
Teve origem nos E.U.A. século XIX, mas o impulso dá-se no pós 2ª Guerra Mundial, devido à necessidade de urgência na reconstrução de casas que haviam sido bombardeadas.
É assim iniciada a industrialização de perfis leves de aço em substituição da madeira com a vantagem de preservar os recursos florestais.
É ainda um sistema que tem vindo a ganhar destaque no mercado da construção civil em Portugal.
-
Maior segurança estrutural
-
Estrutura Flexível
-
Anti-sísmica
-
Maior conforto ambiente
-
Isolamento térmico
-
Isolamento acústico
-
Rapidez de construção
-
Construção versátil e sustentável
-
Construção em altura
-
Elevada resistência ao fogo
-
Menor nº etapas na construção
-
Redução de desperdícios
-
Certificados energéticos A+
